sexta-feira, 7 de junho de 2013

PRAZER DE LER



O CRUZEIRO

             “SELEÇÕES” 

                               CLAUDIA

                                            REALIDADE


Ao escrever uma página de minhas experiências de leitura, “folheio” cada uma, com suas marcas impressas na memória e vejo que o tempo se encarrega de modificá-las...

Maria da Glória

Da necessidade e da oportunidade de estar presente em um curso à distância, é que me faz escrever um blog, coisas que ainda não tinha experimentado. Por buscar o momento certo e um tema relevante, e por isso, protelava. Agora chegou o dia!!!

Faço parte de um grupo de cursista, em Língua Portuguesa-Programa orientado pela Secretaria da Educação, que se chama: Escola de Formação - parte presencial e parte à distância- sistema (AVA), para educadores(as) da rede estadual. Convido a todos e todas, a visitar o nosso espaço virtual, fazendo comentários sobre as nossas participações e nos estimulando a prosseguir no curso.

                             Depoimento de leitura

Uma professora conta a sua trajetória de leitura

A minha experiência de leitura, vem desde a infância, da curiosidade de ler e conhecer o “mundo”, por meio da leitura. O ambiente onde cresci, era rico culturalmente e assim, revistas, livros, discos..., chegavam  até a nossa casa, pela minha mãe que trabalhava como doméstica. Quando os patrões liam, em seguida, eles davam esses materiais para ela e nos momentos de folga, todos nós, filhos, aprendíamos a ler. Minha mãe, mal concluiu o ensino fundamental, só a 4ª série primária.

Por curiosidade, exerço bem mais a leitura do que a escrita, só depois de muito ouvir de quem escreve, comecei a fazer os meus registros/reflexões. Sobre tudo! Uma agenda pessoal, faz parte do meu dia a dia. Escrevo sempre à caneta, com fidelidade e objetividade, pensando em um dia escrever a minha autobiografia, onde o título será: “Virando a página”.

Associo minha experiência de leituras a minha profissão como professora, tanto que nas aulas de língua portuguesa quero projetar nos meus alunos e alunas o prazer de gostar de ler e escrever, ao sugerir livros, letras de músicas, títulos de filmes, é por que já me despertou a curiosidade de conhecê-los e quero transmiti-los com toda “empolgação” e curiosidade que tive, ao descobrir cada leitura.

A leitura de mundo, nos transporta para outro universo da produção e da fruição. Como necessidade básica, que de certa forma é nutrição ao ser humano. A leitura conduz a Arte, e Arte pela leitura é como mergulhar no texto e vir à tona nas formas impressas, divulgadas e aclamadas, seja elas modalidades ligadas à comunicação oral, propiciada pela técnica: cinema, história em quadrinhos, telenovela, sem falar na enxurrada da incessante publicidade, que nos assedia diuturnamente fazendo uso e apoiada em elementos e contexto da linguagem literária.

Assim, por vias e fontes, sob formas inspiradoras e necessárias, ou sob leituras obrigatórias (curriculares), a necessidade de alimentação se manifesta a todo momento, aliás, ninguém  pode  passar um dia sem a leitura, nem que seja sobre forma de consulta no extrato bancário, anseio, mensagem romântica ou um poema no frasco de perfume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário