terça-feira, 2 de julho de 2013

REFLEXÃO


O que está em jogo


A formação do profissional docente e as novas ferramentas tecnológicas são grandes aliados para o avanço e uma educação de qualidade.  Por se tratar de algo novo ainda nas escolas públicas não podemos fugir da realidade, que nos aproxima com muito mais rapidez e eficiência do que acumularmos pilhas e mais pilhas de papel e até mesmo objetos obsoletos.

As tecnologias digitais de Informação e Comunicação, constituem desafios para todos nós, seja no trabalho ou na vida cotidiana. Interagir é a palavra – chave para acompanhar e se tornar participante, fazendo uso dessas tecnologias.

Ainda é cedo pensar de como as tecnologias impactará o ensino em longo prazo. Há quem ainda pensa que uma aposta excessiva em novas tecnologias pode gerar uma sociedade mais egoísta e menos solidária. Cabe a cada um, com uma boa educação desenvolver e receber o mundo virtual, como um facilitador e dinâmico modo de aprender, sempre. Desta forma, o que se propõem aos educadores da rede pública, é uma formação e continuidade dos conhecimentos, mas também ,a prendendo e fazendo uso da tecnologia digital e comunicação, o meio de interação para com os alunos na sala de aula.

De acordo com as pesquisas, sobre educação e tecnologia nas escolas públicas, ainda não  dominamos muito, as ferramentas disponíveis na internet,  é por isso, e por falta de mais investimentos em instalações modernas e adequadas à utilização de computadores, equipamentos , acesso à internet, número de alunos mais interessados em aprender, em aula expositiva, mostrando e indo além dos livros, se tornaria bem mais atraente e produtiva,para todos nós. Como experiência, desenvolvi o meu blog para socializar o “prazer de ler e escrever” – Fórum de atividades 3. Percebi, o quanto eu não sabia lidar com a ferramenta para desenvolver e interagir com outros participantes. A constatação que costuma ser comentada é a de que temos muitas dificuldades, mas não devemos desistir. Nós educadores e formadores de opinião, não podemos ficar à margem da evolução tecnológica.  “Acompanhar é preciso”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário