terça-feira, 2 de julho de 2013

PLANO DE AULA


EE PROF. MARIA APARECIDA RODRIGUES

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. Maria da Glória G. Bueno
SÉRIE: 9º ANO – TURMA F      ANO: 2013
CURSO: MELHOR GESTÃO – MÓDULO 3 EDIÇÃO 193
GRUPO: 4
ATIVIDADE: PLANO DE AULA

Foco: Leitura e escrita
Título: “Meninas mães” (Capricho, São Paulo, n.1097,p.84-88,maio 2010.)
Público – alvo: estudantes do 9º ano, turma F
Conteúdo: Texto para leitura e reflexão coletiva em sala de aula

Objetivo: conscientizar e orientar, jovens adolescentes sobre  um assunto polêmico e  despertar o interesse pela “informação” de assuntos , que permeiam o cotidiano na nossa sociedade. Incentivar, o hábito da pesquisa na escola e na sala de aula, como meio de aprendizagem, além dos livros, giz e lousa. Promover a discussão e o debate sobre assuntos que muitas vezes, não são  discutidos em família e acabam “ desembocando” na escola, por ser o espaço mais aberto e de convivência diária das alunas(os).

Justificativas: a partir da seleção do texto, considero adequado e oportuno, por convivermos no dia a dia, entre adolescentes e jovens que passam por momentos e situações como engravidar e se tornarem mães, cedo demais pulando etapas importantes de suas vidas.

Estratégias: organizar a turma em grupos de 5 pessoas, dar uma cópia do texto para cada grupo; eles escrevem os nomes dos participantes e em seguida, o número de cada grupo de 1 – 9 pois facilita a orientação e o acompanhamento da atividade pela(a) professora(or), evitando a dispersão dos alunos e criando mais responsabilidades entre os participantes. Ao iniciar a primeira leitura, observo que prestam mais atenção e querem ouvir, a partir da postura e entonação apresentada no momento em que nos posicionamos, diante do texto lido.
      E assim, iniciamos a primeira etapa de leituras (cada grupo faz uma leitura), do texto, permito que todos leiam, para depois discutirmos e comentarmos. Por grupo, vamos fazendo os levantamentos prévios, sobre o texto e o que eles conhecem/sabem a respeito. Como se trata de um assunto “polêmico” e social todos trazem um exemplo, a partir da família ou de um conhecido(a) próximo de onde moram.
     Ao organizar os comentários, é o momento de ensinar sobre a escrita e a modalidade textual, como proposta de produção escrita e o gênero sugerido, ou escolha de cada grupo.
     A segunda parte, a ser abordada e explicada é o vocabulário, por se tratar de um texto objetivo e informativo, que trata de questões que envolvem outros temas como: saúde e educação, temos termos e siglas (palavras científicas), que necessitam, buscar no dicionário os seus significados. Com a  ajuda da prof. de Ciências, podemos esclarecer dúvidas que foram  surgindo ao longo das atividades, em sala de aula.
    A terceira parte, retomada de leituras para melhor compreensão do texto e assimilação de ideias, contidas em cada parágrafo: situação que leva uma garota a engravidar na adolescência, causas, consequências, prevenção e atitudes. “Contar ou não para os pais que está grávida?”

Metodologia: retomada de discussão e debate sobre o tema, ouvindo e mediando em cada grupo, os relatos e exemplos comentados por eles(as), garantindo o nível vocabular e equilíbrio, da linguagem informal, própria dos jovens e adolescentes, quando se discute assuntos referentes à sexualidade masculina e feminina. Não permitir uso de palavras “vulgares” e expressões “chulas”, como: “as meninas são umas vadias”, e por isso ficam grávidas!” Ouvidas, ao iniciarmos as discussões, sobre o assunto na sala de aula.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E TEMÁTICAS

Cada grupo pesquisou sobre gravidez na adolescência.
Causas e consequências
 Interrupção dos estudos ao ficar grávidas
Dificuldades de adaptação à uma nova vida (cuidar de uma criança e se cuidar)
Pesquisar e recortar figuras / imagens representativas, sobre as etapas da vida de uma adolescente.

LETRA DE MÚSICA: “Menina” – Paulinho Nogueira

VÍDEO NA INTERNET: Relatos de jovens, que engravidaram e pararam de estudar!

GRÁFICO ESTATÍSTICO: pesquisar e desenvolver, a partir de dados numéricos por regiões brasileiras, o número de meninas mães, na adolescência.

ENSINO E APRENDIZAGEM: como exercício de fixação e compreensão textual, propus que cada grupo, retirasse do texto frases “marcantes” que mais chamaram à atenção e anotar no caderno.

ENCERRAMENTO DO PLANO DE AULA, CONCLUSÃO E AVALIAÇÃO

1. Ao concluir todas as etapas e as atividades propostas no plano de aula, juntamente com os alunos comentar, esclarecer e dizer, o quanto eles foram capazes de organizar, desenvolver e participar das atividades de forma satisfatória. Elogiando a todos que se interessaram pelas as aulas e colaboraram, prestando mais atenção e interesse, não só pelo tema abordado, mas também, refletindo e socializando ideias e sugestões de outros temas relevantes e polêmicos, que afligem a nossa sociedade no dia a dia e que podemos trazer, à discussão para a sala de aula.

2. A avaliação das atividades foi a partir dos seguintes critérios:
-participação de cada grupo durante as aulas (0 - 3,0 pontos)
-interesse, organização e desempenho da atividade
-assiduidade (falta no dia da aula não tem pontuação)
-limpeza e cuidados com os materiais à disposição para realizar as atividades
-conclusão de todas as etapas propostas em sala de aula

3. Texto de reflexão coletiva – registros sobre: didática e aprendizagem pedagógica em sala de aula. Permitir a avaliação também, a partir dos alunos(as), de como foi abordado o tema e as orientações da professora, em sala da aula. Por fim, acredito que valeu apena, inverter a ordem sugerida, durante o curso Maior Gestão, ao invés de planejar a aula sobre o texto “Avestruz” de Mário Prata, achei mais adequado à turma do 9º ano F, este que acabamos de estudar em sala de aula, que foi “Meninas mães”, publicado em uma revista de circulação semanal e de fácil acesso ao público jovem. Por coincidência, temos uma aluna na turma, que se tornou mãe, no 1º bimestre deste ano (2013), e por consequência, ela não frequentou o segundo bimestre regularmente, por ter que cuidar do bebê e não ter com quem deixa-lo, para frequentar à escola e participar das atividades solicitadas, sobre cada disciplina, ao longo do 2º Bimestre.

BIBLIOGRAFIA

ROJO, Roxane – LAEL /PUC- SP. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania

REVISTA - ÉPOCA SÃO PAULO, Lições de 140 caracteres. Ed.54.p.52 -56. Editora Globo,out.2021.

TEXTO: “MENINAS MÃES”: Revista Capricho, São Paulo,n.1097,p.84-88,maio 2010.

LETRA DE MÚSICA: “Menina”de Paulinho Nogueira, 1976.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Referências bibliográficas. NB 6023. Rio de Janeiro: ABNT,2000.

DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EDITORA MELHORAMENTOS.

SITES DE CONSULTAS: www.youtube.com.br – acessado em 17.06.2013
                                        www.google.com.br –acessado em 17.06.2013

SITE: www.escoladeformacao.com.br /ATIVIDADES: FÓRUM, LEITURAS E ESCRITAS,

MÓDULO 1,2 E 3. (31/05/2013).

SITE: IMPRESSÕES VALIOSAS. BLOG SPOT.COM.BR/GLÓRIA Leituras e Escritas.
Elaborado especialmente para : Melhor Gestão / Melhor Ensino- Curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa, 31/05/2013.

VÍDEO: AULA ESSENCIAL, “Aula de prata” (como elaborar o plano de aula, o professor, autor da sua própria aula). Apresentado durante curso presencial (10/05/2013).

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