EE PROF. MARIA
APARECIDA RODRIGUES
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. Maria da Glória G. Bueno
SÉRIE: 9º ANO – TURMA F
ANO: 2013
CURSO: MELHOR GESTÃO – MÓDULO
3 EDIÇÃO 193
GRUPO: 4
ATIVIDADE: PLANO DE AULA
Foco: Leitura e escrita
Título: “Meninas mães”
(Capricho, São Paulo, n.1097,p.84-88,maio 2010.)
Público – alvo: estudantes do 9º ano, turma F
Conteúdo: Texto para leitura
e reflexão coletiva em sala de aula
Objetivo: conscientizar e orientar, jovens adolescentes sobre um assunto polêmico e despertar o interesse pela “informação” de
assuntos , que permeiam o cotidiano na nossa sociedade. Incentivar, o hábito da
pesquisa na escola e na sala de aula, como meio de aprendizagem, além dos
livros, giz e lousa. Promover a discussão e o debate sobre assuntos que muitas
vezes, não são discutidos em família e
acabam “ desembocando” na escola, por ser o espaço mais aberto e de convivência
diária das alunas(os).
Justificativas: a partir da seleção do texto, considero adequado e
oportuno, por convivermos no dia a dia, entre adolescentes e jovens que passam
por momentos e situações como engravidar e se tornarem mães, cedo demais
pulando etapas importantes de suas vidas.
Estratégias: organizar a turma em grupos de 5 pessoas, dar uma cópia
do texto para cada grupo; eles escrevem os nomes dos participantes e em
seguida, o número de cada grupo de 1 – 9 pois facilita a orientação e o
acompanhamento da atividade pela(a) professora(or), evitando a dispersão dos
alunos e criando mais responsabilidades entre os participantes. Ao iniciar a
primeira leitura, observo que prestam mais atenção e querem ouvir, a partir da
postura e entonação apresentada no momento em que nos posicionamos, diante do
texto lido.
E assim, iniciamos a primeira
etapa de leituras (cada grupo faz uma leitura), do texto, permito que todos
leiam, para depois discutirmos e comentarmos. Por grupo, vamos fazendo os
levantamentos prévios, sobre o texto e o que eles conhecem/sabem a respeito.
Como se trata de um assunto “polêmico” e social todos trazem um exemplo, a
partir da família ou de um conhecido(a) próximo de onde moram.
Ao organizar os comentários, é o
momento de ensinar sobre a escrita e a modalidade textual, como proposta de
produção escrita e o gênero sugerido, ou escolha de cada grupo.
A segunda parte, a ser abordada e
explicada é o vocabulário, por se tratar de um texto objetivo e informativo,
que trata de questões que envolvem outros temas como: saúde e educação, temos
termos e siglas (palavras científicas), que necessitam, buscar no dicionário os
seus significados. Com a ajuda da prof.
de Ciências, podemos esclarecer dúvidas que foram surgindo ao longo das atividades, em sala de
aula.
A terceira parte, retomada de
leituras para melhor compreensão do texto e assimilação de ideias, contidas em
cada parágrafo: situação que leva uma garota a engravidar na adolescência,
causas, consequências, prevenção e atitudes. “Contar ou não para os pais que
está grávida?”
Metodologia: retomada de discussão e debate sobre o tema, ouvindo e
mediando em cada grupo, os relatos e exemplos comentados por eles(as),
garantindo o nível vocabular e equilíbrio, da linguagem informal, própria dos
jovens e adolescentes, quando se discute assuntos referentes à sexualidade
masculina e feminina. Não permitir uso de palavras “vulgares” e expressões
“chulas”, como: “as meninas são umas vadias”, e por isso ficam grávidas!” Ouvidas,
ao iniciarmos as discussões, sobre o assunto na sala de aula.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E TEMÁTICAS
Cada grupo pesquisou sobre gravidez
na adolescência.
Causas e consequências
Interrupção dos estudos ao ficar grávidas
Dificuldades de adaptação à uma
nova vida (cuidar de uma criança e se cuidar)
Pesquisar e recortar figuras /
imagens representativas, sobre as etapas da vida de uma adolescente.
LETRA DE MÚSICA: “Menina”
– Paulinho Nogueira
VÍDEO NA INTERNET: Relatos de jovens, que engravidaram e pararam de
estudar!
GRÁFICO ESTATÍSTICO: pesquisar e desenvolver, a partir de dados
numéricos por regiões brasileiras, o número de meninas mães, na adolescência.
ENSINO E APRENDIZAGEM: como exercício de fixação e compreensão
textual, propus que cada grupo, retirasse do texto frases “marcantes” que mais
chamaram à atenção e anotar no caderno.
ENCERRAMENTO DO PLANO DE AULA, CONCLUSÃO E AVALIAÇÃO
1. Ao concluir todas as etapas e as atividades propostas no plano
de aula, juntamente com os alunos comentar, esclarecer e dizer, o quanto eles
foram capazes de organizar, desenvolver e participar das atividades de forma
satisfatória. Elogiando a todos que se interessaram pelas as aulas e
colaboraram, prestando mais atenção e interesse, não só pelo tema abordado, mas
também, refletindo e socializando ideias e sugestões de outros temas relevantes
e polêmicos, que afligem a nossa sociedade no dia a dia e que podemos trazer, à
discussão para a sala de aula.
2. A avaliação das atividades foi a partir dos seguintes critérios:
-participação de cada grupo
durante as aulas (0 - 3,0 pontos)
-interesse, organização e
desempenho da atividade
-assiduidade (falta no dia da
aula não tem pontuação)
-limpeza e cuidados com os
materiais à disposição para realizar as atividades
-conclusão de todas as etapas
propostas em sala de aula
3. Texto de reflexão coletiva – registros sobre: didática e
aprendizagem pedagógica em sala de aula. Permitir a avaliação também, a partir
dos alunos(as), de como foi abordado o tema e as orientações da professora, em
sala da aula. Por fim, acredito que valeu apena, inverter a ordem sugerida,
durante o curso Maior Gestão, ao invés de planejar a aula sobre o texto
“Avestruz” de Mário Prata, achei mais adequado à turma do 9º ano F, este que
acabamos de estudar em sala de aula, que foi “Meninas mães”, publicado em uma
revista de circulação semanal e de fácil acesso ao público jovem. Por coincidência,
temos uma aluna na turma, que se tornou mãe, no 1º bimestre deste ano (2013), e
por consequência, ela não frequentou o segundo bimestre regularmente, por ter
que cuidar do bebê e não ter com quem deixa-lo, para frequentar à escola e
participar das atividades solicitadas, sobre cada disciplina, ao longo do 2º
Bimestre.
BIBLIOGRAFIA
ROJO, Roxane – LAEL
/PUC- SP. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania
REVISTA - ÉPOCA SÃO PAULO, Lições de 140 caracteres. Ed.54.p.52 -56. Editora Globo,out.2021.
TEXTO: “MENINAS MÃES”:
Revista Capricho, São Paulo,n.1097,p.84-88,maio 2010.
LETRA DE MÚSICA: “Menina”de
Paulinho Nogueira, 1976.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Referências bibliográficas. NB 6023. Rio de Janeiro: ABNT,2000.
DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EDITORA MELHORAMENTOS.
SITES DE CONSULTAS: www.youtube.com.br
– acessado em 17.06.2013
www.google.com.br –acessado em 17.06.2013
SITE: www.escoladeformacao.com.br
/ATIVIDADES: FÓRUM, LEITURAS E ESCRITAS,
MÓDULO 1,2 E 3. (31/05/2013).
SITE: IMPRESSÕES VALIOSAS. BLOG SPOT.COM.BR/GLÓRIA
Leituras e Escritas.
Elaborado especialmente para : Melhor Gestão / Melhor
Ensino- Curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa, 31/05/2013.
VÍDEO: AULA ESSENCIAL, “Aula de prata” (como elaborar o
plano de aula, o professor, autor da sua própria aula). Apresentado durante
curso presencial (10/05/2013).
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